Sopranos

Soprano é o nome do registro da voz (ou naipe) feminina mais aguda. Normalmente cobre a extensão vocal que vai do dó4 ao lá5, na música coral , ou ao dó6 (ou até mesmo mais alto) na música operática. Na harmônia coral em quatro partes, os sopranos cantam as partes mais agudas, que normalmente abrangem a melodia.
Usualmente, apenas adultos do sexo feminino são capazes de emitir confortavelmente notas na altura correspondente à faixa de um soprano, pois as pregas vocais dos homens engrossam após a puberdade, produzindo vozes mais graves. Por meio de técnica especial que envolve o emprego do falsete, alguns cantores líricos ainda se especializam em papéis de soprano, e são, por isso, denominados sopranistas. As vozes infantis são, por vezes, denominadas sopraninos.


* Tipos de soprano
Na ópera, existem diferentes classificações para sopranos, que levam em consideração principalmente a extensão vocal, o peso relativo e a coloração do timbre. Os três tipos básicos de voz de soprano são o ligeiro, lírico e dramático. Da combinação desses, surgiram vários outros referentes a estilos ou exigências técnicas particulares, assim como a diferenças relativas de cor vocal.
Portanto, também se consideram certas habilidades técnicas exigidas para desempenhar certos papéis. Assim, aos tipos de voz se costuma acrescentar a expressão decoloratura (ou d'agilità) para identificar a soprano que possui flexibilidade e agilidade para cantar escalas e ornamentos vocais, sobretudo no registro mais agudo. Devido a tais características, costuma-se associar certas especificidades ao tipo de voz, fazendo surgir subdivisões como lírico-coloratura e dramático-coloratura.
Nas escolas francesa e alemã, as sopranos são classificadas de modo diferente, usando classificações especiais e divindo-as por categorias que podem abranger dois a três tipos de vozes da classificação tradicionalmente usada em outros países.
A classificação alemã em "fach" é a mais rigidamente estruturada, tendo sido criado pelas casas de ópera da Alemanha para definir estritamente os papéis aos quais um cantor poderia se dedicar, sendo assim mais que uma categoria de voz, mas também de repertório. Assim, um cantor que firmasse contrato com uma companhia operística alemã, sob uma dada "fach", ficaria responsável por todo o repertório descrito para aquele tipo de voz. É um sistema usado hoje em apenas alguns lugares.
Originalmente, não se realizava qualquer tipologia das vozes de soprano, que, além disso, eram incluídas juntamente com as atuais mezzo-sopranos em uma só categoria. A progressiva separação dos tipos de vozes, como forma de indicar mais ou menos estritamente o peso, a extensão e o repertório adequado de umas sopranos relativamente às outras, vai aparecendo após meados do século XIX.De fato, até o período do Bel Canto, cantoras que são consideradas atualmente como mezzo-sopranos, como Maria Malibran, cantavam papéis também interpretados por sopranos e hoje consagrados a elas.
Há muitas controvérsias quanto à classificação das vozes, devido às muitas e variadas características delas. Na tentativa de melhor definir vozes individuais, surgem freqüentemente combinações de vários dos tipos consagrados, como soprano spinto dramático ou lírico-dramático spinto.Há ainda compreensões diferentes, de acordo com a escola de canto ou mesmo com o indivíduo, sobre os conceitos expressos pelas classificações usuais ou sobre os critérios para realizar tal categorização. O termo lírico-dramático, por exemplo, é ora usado como categoria à parte, ora como sinônimo de lírico-spinto.

Contudo, a classificação básica e usualmente utilizada nos países lusófonos é a seguinte:
- Soprano ligeiro (ou soprano leggero, do original italiano) é o timbre feminino mais leve dos sopranos, cuja emissão se apóia principalmente na ressonância craniana e nas cores claras do som. A voz em geral é doce, leve e de pouco volume, ideal para personagens jovens, alegres e/ou angelicais. A coloração da voz é semelhante à doultraleggero, mas pode ter mais riqueza e uma coloração mais rica do que a destas. Quase sempre está associada aos papéis de coloratura. Sua tessitura usual é do E3ao A5.

- Soprano lírico ligeiro (ou leggero) é, no canto, o timbre intermediário entre o leggero e o lírico, com uma menor igualdade de registros, um registro central mais rico e arredondado, mas, com menor corpo de som maior facilidade de emissão do registro agudo e menor aptidão ao legato expressivo. Alguns sopranos lírico-leggero podem amadurecer a voz e interpretar com sucesso papéis de sopranos líricos. Sua tessitura usual é do Dó3 ao Fá5.

- Soprano lírico é o timbre típico do soprano: é sonoro, aveludado, redondo, com uma homogeneidade ao longo dos registros. Possui uma aptidão natural ao legato expressivo e rico em matizes e harmônicos. Sua maior riqueza de cores e tessitura mais centrada no registro médio ou central levam esse tipo de voz a ser muito utilizado em papéis de heroínas, como a famosa Mimi, de La Bohemè. Alguns sopranos líricos, possuindo um timbre mais escuro e maior extensão grave, podem passar a cantar, na fase madura de suas carreiras, papéis para soprano lírico-spinto, mas isso não ocorre com todas elas. Sua tessitura usual é do Dó3 ao Ré5.

- Soprano lírico-spinto é o tipo de voz lírica caracterizada pela capacidade de se fazer spinto (do italiano] spingere, "empurrar"). Possui cor e peso vocais para cantar passagens dramáticas sem desgaste, não-obstante não tenha as características típicas da soprano dramático, e é associada normalmente ao tenor lírico-spinto. O termo define, essencialmente, a soprano lírica que canta com mais potência nos climáx dramáticos.

- O Soprano lírico-dramático é o timbre intermediário entre o Lírico e o Dramático, sua voz é mais intensa que o lírico-spinto, mais generosa e mais escura em todos os registros, possuindo uma unica cor do grave ao agudo, como uma voz madura, não possui muito do veludo do timbre lírico nem os harmônicos. Tem uma certa qualidade metálica e menor igualdade de registros, seu registro grave é mais extenso e forte como os do Dramático. Sua tessitura usual é do Láb2 ao Dó5.

- O Soprano dramático é o timbre mais pesado dos sopranos e é relativamente raro. Possui muita intensidade e brilho. A grande extensão prejudica a homogeneidade dos registros, mas cria efeitos impressionantes de grande impacto dramático. O timbre é geralmente encorpado, volumoso e amplo, podendo ter uma coloração mais ou menos metálica. Por ser um tipo de voz com grande riqueza de cores e matizes, pode apresentar diferentes padrões de vozes, desde um timbre aveludado e redondo, como o de Kirsten Flagstad, até um metálico e agudo, como o de Birgit Nilsson, ou um pesado e escuro, como Astrid Varnay. Sua tessitura usual é do Sol2 ao Dó5.

- O soprano ultra leggero é o timbre feminino mais agudo, com um registro raríssimo que alcança notas extremamente agudas em voz plena, e em falsete são absurdamente agudos. Diz-se que o timbre soa semelhante a uma flauta. É dificilmente encontrado e de escasso emprego pelo seu caráter excepcional. Sua tessiturausual é do E4 ao E6.