Saúde Vocal

- Saúde Vocal:
A voz humana é uma característica intrínseca da espécie. Seu desenvolvimento acompanha o próprio desenvolvimento do ser humano, variando de acordo com a idade, aspectos biológicos, psicológicos e sociais, e por isso, a voz pode ser considerada um fator de identidade individual e uma importante ferramenta da Comunicação.
A produção da voz humana, cujo nome correto é Fonação é considerada uma evolução da espécie.
Primeiramente, as estruturas relacionadas à produção da voz foram designadas para realizar as funções de Respiração e Digestão.
Tais estruturas se relacionam à mastigação, deglutição (ato de engolir) e a respiração.
O termo saúde vocal (ou higiene vocal) refere-se aos cuidados que cada indivíduo deve ter com a sua voz para prevenção de qualquer alteração vocal bem como a manutenção da qualidade desta voz. Embora partam de princípios básicos comuns, esses cuidados devem ser pensados individualmente, pois cada pessoa será sensível a cada um deles de forma diferente.
Para mapear quais são os fatores que prejudicam ou beneficiam a sua voz, você deve partir de uma simples, porém importante, observação pessoal. Quais são os fatores que estão sempre presentes quando você tem algum problema de voz? Eles podem ser desde os mais óbvios: fumo, drogas, esforço vocal, alergias, até razões menos conhecidas como alterações que surgem devido a problemas gástricos, hormonais, ou mesmo porque você faz algum esforço desnecessário quando fala. Da mesma forma, aumentar a quantidade de água que você bebe por dia ou tomar cuidado com sua alimentação podem trazer benefícios à sua voz, você sabia?
Algumas vezes o cantor já apresenta alterações vocais: aquela rouquidão que está persistindo ou a percepção de perda de agudos e/ou graves na extensão. É difícil perceber quando exatamente estes processos se iniciam e muitas vezes você acaba achando que isso é normal e vai passar logo, não é? Pois saiba que com uma rouquidão de mais de duas semanas você já pode desconfiar que as coisas não vão bem! Nesses casos o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista, que poderá diagnosticar se existe alguma alteração física e/ou funcional em suas pregas vocais (cordas vocais), receitar algum remédio, se for o caso, ou encaminhá-lo para um trabalho terapêutico com um fonoaudiólogo.É ideal que todo cantor deve ter um professor de canto, e deve passar por uma avaliação com um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo pelo menos uma vez por ano.

- Como preservar minha saúde vocal?
Existem alguns procedimentos básicos que auxiliam a preservar a saúde vocal, prevenindo o aparecimento de alterações vocais e doenças no aparelho fonador.
Alguns conselhos que podem ser seguidos para a manutenção de uma boa saúde vocal são os seguintes:

- Beba muita água (7 a 8 copos por dia), pois a hidratação das pregas vocais permite que elas vibrem livremente.
- Não fume, pois o cigarro provoca tosse, pigarro, irritação, aumento de secreção e infecções, que são fatores de agressão às pregas vocais.
- Procure não ingerir bebidas alcoólicas, pois assim como o  fumo, elas agridem as cordas vocais, sobretudo as destiladas, como por exemplo: pinga, conhaque, vodca etc.
- Evite hábitos orais inadequados: gritar, pigarrear, tossir constantemente, rir ou falar alto, para não irritar as pregas vocais.
- Não sussurre, porque ao contrário do que pode parecer, o esforço ao aparelho fonador para sussurrar é maior e mais desgastante do que para se falar normalmente.
- Ambientes com ar condicionado devem ser evitados, pois esse aparelho causa ressecamento ao trato vocal.
- Evite o uso de roupas apertadas que atrapalham a respiração, pois uma alteração na respiração leva a uma alteração vocal.
- Prefira uma alimentação leve e rica em fibras a alimentos pesados.
- Faça gargarejo suave, com água morna e uma pitadinha de sal, pois isto ajudará na hidratação da região da garganta.
- Enquanto estiver cantando, mantenha a postura do corpo ereta, e o ângulo de 90º entre o queixo e o pescoço para que a voz projete-se livremente.

OBS.: Lembre-se de que essas dicas são preventivas. Caso você apresente rouquidão, soprosidade ou perda de voz há mais de duas semanas, procure um fonoaudiólogo para uma avaliação e orientação.

(Clique na Imagem para aumentar)

A voz expressa as condições individuais (físicas ou emocionais) e, se o indivíduo não estiver em condições saudáveis, a voz deixará transparecer algum problema, ocasionando qualidade vocal disfônica, que pode vir a comprometer a fala e a comunicação.

(Clique na imagem para aumentar)

Para sair um som limpo e perfeito, as duas pregas vocais, tem que encostar alinhada uma a outra, e quando há esses nódulos que chamamos de calos, o som não sai em perfeitas condições.


* Calos vocais
Saber usar a voz não é uma necessidade apenas de cantores e atores. Professores, locutores e até mães também precisam cuidar das cordas vocais.

- O que são?
Um espessamento em determinado ponto das cordas vocais causando, na maioria das vezes, irregularidade nas suas laterais.

- Causas
Apesar de ainda não estar esclarecido por que algumas pessoas, em condições semelhantes, desenvolvem e outras não, é certo que os calos surgem pelo uso inadequado da voz. Quando respiramos, as cordas vocais se afastam e, quando falamos, se aproximam. O impacto de uma prega na outra e gera os nódulos.

- Conseqüências
    * Disfonia (rouquidão) prolongada;
    * Dor e sensação de fadiga na região da garganta;
    * A voz começa a sumir depois de algum tempo falando;
    * A pessoa não chega a perder totalmente a voz.

- Diagnóstico
É feito pela videolaringoscopia. Uma microcâmera acoplada a uma fibra ótica é introduzida pela boca do paciente, permitindo ao médico observar numa tela as cordas vocais da pessoa. É importante que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível, para determinar qual o problema e a melhor forma de tratamento.

- Tratamento
Formas de tratamento:
    * Repouso vocal;
    * Impostação da voz realizada pelo fonoaudiólogo, corrigindo a disfunção vocal na grande maioria das vezes;
    * Em calos novos, é possível que apenas a terapia com fonoaudiólogo (fonoterapia) resolva o problema;
    * Em nódulos mais antigos, muitas vezes é recomendada a microcirurgia, acompanhada depois de fonoterapia.

- Cirurgia
Esse procedimento, cada vez mais em desuso nesta patologia, serve também para análise mais detalhada, caso a videolaringoscopia não tenha tirado todas as dúvidas sobre o problema, são recomendadas biópsias p/ hystopatológico ou remoção de outras lesões, etc.