Mezzo/Mezzo Sopranos

Meio-soprano do italiano mezzosoprano, com o mesmo significado) é a voz feminina intermédia entre o soprano e o contralto. O meio- geralmente apresenta um timbre mais encorpado que o soprano e tem uma extensão maior na região central-grave. Em cultura artística e no meio musical, costuma ser referida — como as demais vozes e outros atributos musicais — apenas pelo termo italiano correspondente.
Como um contralto legítimo é uma voz rara, muitas vezes o meio-soprano é quem canta as partes de contralto nos divisis dos arranjos corais e vocais em geral. Isso gera um pouco de confusão, trazendo a idéia de que o meio-soprano tem uma voz grave, o que nem sempre é verdade. É uma voz que tem maiores possibilidade de "misturar" a voz no centro e descer com o som mais equalizado do que um soprano faria. Mas, na verdade, um bom meio-soprano pode e deve ter seus agudos bem desenvolvidos.


* Timbres:

- Meio-soprano dramático ou mezzosoprano dramático é o timbre mais pesado e mais potente dos meio-sopranos, muito intenso e com uma grande extensão, prejudicada em partes na beleza do som e na igualdade de registros. Sua tessitura usual é do Sol2 ao Si4 (Dó5).

- No canto, meio-soprano ligeiro (também conhecido pelo italiano mezzosoprano leggero) é o timbre mais leve entre os meios-sopranos, de pouca intensidade, voz clara e ágil, está mais próxima dos sopranos, sua cor é clara com pouco metal e geralmente muito flexível. Possui uma certa desigualdade de registros. Quase sempre está associada aos papéis de coloratura. Sua tessitura usual é do Láb2 ao Dó#5 (Ré5).

- Meio-soprano lírico é o timbre típico dos meios-sopranos, de uma cor escura e ao mesmo tempo brilhante, tem grande aptidão ao legato expressivo e igualdade de registros, a tessitura central é particularmente bonita e melancólica, a agilidade não é espontânea e não soa natural. Sua tessitura usual é do Sol 2 ao Dó 5 (Ré 5).

- Meio-soprano popular são as cantoras de músicas populares que tem o timbre de mezzosoprano, mas não possuem a empostação necessária na música erudita.
A maioria da cantoras que tem esse timbre usam sempre seu registro de peito.